Por que a terapia de aceitação e compromisso transforma a vida?

Welcome to Academic IELTS Help Forums Student Support Por que a terapia de aceitação e compromisso transforma a vida?

Viewing 3 posts - 1 through 3 (of 3 total)
  • Author
    [email protected]
    Participant

Tenho 35 anos e percebi que, nos últimos cinco anos, estou vivendo no modo de espera. Sempre parece que, se eu resolver meus problemas financeiros, melhorar meu corpo ou organizar minha cabeça — aí sim vou começar a viver de verdade. Mas, na prática, os dias passam, eu continuo o mesmo e meus medos só aumentam. Recentemente, me deparei com um post sobre a terapia de aceitação e compromisso (ACT), e me chamou a atenção a ideia de que esperar pelo momento perfeito é um beco sem saída. Ou seja, é preciso aceitar todo o seu desconforto e simplesmente seguir em direção aos objetivos.

[email protected]
    Participant

Tentei viver assim por alguns dias: não esperar a preguiça ou o medo passar, mas simplesmente ir e fazer o que precisava. Sabe, a sensação é estranha — por dentro tudo grita “pare!”, e eu continuo fazendo. Parece que a vida realmente pode mudar se você parar de ser escravo do seu próprio humor. Mas não consigo manter por muito tempo; à noite acabo caindo no hábito de reclamar na frente da TV. Por isso quero perguntar a quem leva isso a sério: como não desistir no meio do caminho? Será que isso realmente muda o caráter com o tempo, ou estou apenas me enganando? Contem suas histórias, de quem realmente conseguiu sair do lugar morto depois de aplicar essa abordagem psicológica. Porque eu já estou cansado de ficar parado e esperar por um “futuro brilhante” que nunca chega.

[email protected]
    Participant

Isso é tão real. Eu mesmo, com 33 anos, fiquei preso no mesmo lamaçal, e não sei exatamente com o que isso está relacionado. Também pensei que primeiro precisava vencer a preguiça e os medos, e só depois abrir meu próprio negócio, mas no fim eu só perdia tempo. Antes, eu desistia ao menor contratempo. Agora, se algo não dá certo, simplesmente mudo a abordagem em relação ao meu objetivo. Acho que me ajudou a terapia de aceitação e compromisso . E sim, refletir e reclamar um pouco é normal. O importante é não se martirizar pelos retrocessos, mas no dia seguinte levantar de novo e continuar em busca da meta. Mesmo que sejam pequenos passos, isso também é um progresso. O caráter muda não pelos pensamentos, mas pelas ações acumuladas. Experimente você mesmo. Com alguns meses dessa prática, meus resultados realmente começaram a melhorar muito. Eu simplesmente parei de esperar pelo momento perfeito. Comece colocando pequenas metas diárias. Você vai ver, vai conseguir!

Viewing 3 posts - 1 through 3 (of 3 total)
  • You must be logged in to reply to this topic.