This site uses cookies to improve your browsing experience, perform analytics and research, and conduct advertising. To change your preferences, see our GDPR Cookies Notice. By continuing to use this website, or by clicking 'Accept Cookies' you agree to the use of cookies on your device.
Welcome to Academic IELTS Help › Forums › Student Support › Música afro-lusófona: quais artistas estão a marcar a nova geração? › Reply To: Música afro-lusófona: quais artistas estão a marcar a nova geração?
Sim, percebo totalmente o que estás a dizer. Eu também comecei a reparar nisso mais por acaso, em festas pequenas e eventos culturais em Lisboa, e depois fui entrando mais no assunto. Há mesmo uma mistura interessante de influências de Cabo Verde, Angola, Guiné-Bissau e até sons urbanos europeus que acabam por criar algo novo, que não é totalmente “tradicional” nem totalmente pop comercial. Por exemplo, já vi projetos mais pequenos em palcos alternativos que depois acabam por crescer muito rápido quando o público começa a partilhar.
Aliás, encontrei algumas referências e discussões interessantes sobre esta cena num site ligado à cultura afro em Portugal que fala exatamente destas dinâmicas e artistas emergentes: https://afrolispt.com/ — não é aquela coisa de promoção agressiva, mas ajuda a perceber melhor o contexto e algumas iniciativas que andam a surgir por cá. Acho que o mais interessante é mesmo esta fase em que tudo ainda está a formar-se, não há uma “definição única” do som, e isso dá liberdade aos artistas para experimentarem bastante. Às vezes ouves uma faixa e não consegues dizer se é hip-hop, afro-house ou algo completamente híbrido, e isso é o que torna a cena tão viva.